Os Anjos

  1. Acordar para J
  2. Os Anjos

“Um Curso em Milagres” menciona os anjos diversas vezes, e talvez não fique claro se eles são criações divinas ou do ego, ou parte da realidade.

Na verdade não há motivo para confusão. UCEM ensina que a realidade se refere unicamente à Unidade de Deus com Seu Filho no Céu, onde só há uma Unidade e nenhuma distinção entre o Pai e Seu Filho.

Só há essa realidade, e tudo o mais faz parte da ilusão do sonho. Portanto, os anjos são parte da ilusão, não importa em que termos estejamos falando.

UCEM fala em anjos metafórica e simbolicamente. São símbolos do reflexo dos pensamentos de Deus, que estão sempre conosco. É um uso poético de uma palavra que nos é familiar para ensinar que o Amor de Deus se extende à Filiação, uma vez que ainda podemos ter medo demais para uma experiência direta do Seu Amor.

Nosso entendimento é de que anjos sejam espíritos benevolentes que existem para nos confortar e ajudar. No Curso, Jesus usa esta forma porque sempre tivemos essa associação positiva. Assim Ele nos ajuda a suavemente ir deixando nosso medo se desfazer à medida que vamos entendendo a realiade.

No Curso, sempre que se mencionam anjos a linguagem é de bela poesia, com palavras confortantes e animadoras. São palavras de encorajamento que refletem a confiança do Amor de Deus por nós.