Menu

Como tornar-se uma pessoa#melhor

Uma das questões que povoam a mente de quem se propõe a "fazer o caminho" (seja lá o que isso signifique) diz respeito a como tornar-se uma pessoa melhor.

O senso comum diz que uma pessoa melhor será aquela que estiver livre das frustrações, que seja gentil, amorosa, que saiba tolerar outras pessoas e que tenha como característica espalhar esta "luz" a todos de quem se aproximem de tal ente iluminado (ou quase).

Em Inglês há uma expressão que pode ser uma excelente fórmula para a pessoa que quer tornar-se uma pessoa melhor: fake until you make it (finja até realizar).

Não se trata de fingir no sentido de mentir deliberadamente, mas sim de ter atenção sobre as emoções que ocorrem em nossa mente e agir e reagir de acordo com o que desejamos ser, e não de acordo com o que ditam as emoções.

Se não conseguimos ser naturalmente amorosos, polidos, generosos com as outras pessoas, podemos incorporar ao nosso comportamento atitudes que remetam a estes estados de espírito.

São coisas muito simples, mas que têm potencial para mudar vidas, como por exemplo:

  • ouvir atentamente as pessoas com quem conversamos;
  • estar inteiramente ao dispor daqueles que nos procuram ou com quem escolhemos conviver ou estar;
  • fazer uso das palavrinhas mágicas que todo adulto ensina às suas crianças: por favor, muito obrigado, com licença, desculpe;
  • segurar a porta para que outra pessoa passe;
  • ceder o lugar a outra pessoa no transporte coletivo, etc.

Se o desejo de mudar for sincero, prestar atenção e investir alguma energia nestes atos tão simples pode ser o começo de uma mudança definitiva.