Menu

Como funcionam as alianças#de poder

Outro dia estava eu em uma lanchonete aguardando para ser atendido. À minha frente um grupo de quatro jovens com idades variando, imagino, entre 15 e 18 anos. Ostentavam a alegria típica de adolescentes que não precisam ter nenhum tipo de preocupação a não ser ir bem nos estudos, bem vestidos e usando roupas da moda.

Num dado momento um deles se afastou, e dois dos outros começaram a falar mal de alguém (talvez do que se afastou). O quarto jovem então lhes disse, e eu ouvi:

— Tá ligado que quando 'cês se unem para falar mal do fulano está rolando uma aliança, né? Uma aliança egoica. Vocês fortalecem um ao outro diminuindo quem não está presente para que possam se sentir mais importantes ou superiores a ele.

Os dois se entreolharam, e olharam para o rapaz meio sem entender de onde vinha a pancada de luz.

— Não que tenha problema em fazer isso, afinal a fofoca e a maledicência também são transitórios. Mas é sempre bom estar consciente do que se está fazendo. Façam suas alianças como quiserem, mas estejam conscientes delas.

Como eu não havia sido convidado a participar da conversa que eles travavam em um local público acabei sendo privado de conversar mais com o jovem que, naquele momento, estava sendo o meu professor para assuntos de alianças de poder.

Obrigado, jovem, por ter alimentado meu espírito enquanto eu aguardava a vez de alimentar meu corpo.